top of page

Diagnóstico precoce de lassitude articular das ancas

A Dra. Ana Santana, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona, está a realizar a sua investigação de Doutoramento sobre o diagnóstico precoce de lassitude articular que predispõe a displasia da anca. Os exames, em duas fases (a primeira entre os 4 e os 12 meses, a segunda aos 18 meses) são gratuitos para todas as raças caninas portuguesas desde que os exemplares estejam registados no Clube Português de Canicultura.

Base genética da displasia da anca

A investigação de Doutoramento do Prof. Mário Ginja, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sobre a Displasia da Anca no Cão da Serra da Estrela, realizada entre 2002 e 2007, trouxe conhecimento inestimável para os criadores tentarem reduzir a incidência da doença nos seus projectos de criação. Um próximo passo poderá ser o estudo molecular da doença.

Avaliação genética da displasia da anca no Cão da Serra da Estrela

Avaliação genética para a displasia da anca na raça Cão da Serra da Estrela, investigação de Mestrado do Dr. Alexandre Manuel Cadavez Gouveia Coxo, UTAD 2012.

A displasia da anca e o movimento do Cão da Serra da Estrela

Projecto de uma equipa de investigadores, de pesquisa relativa ao movimento de cães com DA, por forma a detectar os aparentemente assintomáticos, publicado no jornal "O Cão" da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela.

 

Influência da displasia da anca no movimento característico da raça Cão da Serra da Estrela

A pressão plantar no movimento do Cão da Serra da Estrela

Padrões de referência da pressão plantar no movimento do Cão da Serra da Estrela, projecto de uma equipa de investigadores apresentado no 4º Congresso Nacional de Biomecãnica, 2011.

Estudo da displasia do cotovelo no Cão da Serra da Estrela

"Prevalence and breeding values of elbow dysplasia in the Estrela Mountain Dog", artigo de S. Alves-Pimenta, B. Colaço, A.M. Silvestre e M.M. Ginja sobre a incidência da displasia do cotovelo do Cão da Serra da Estrela, publicado em 2013 na revista Veterinarni Medicina. 

Cardiomiopatia dilatada no Cão da Serra da Estrela

Entre 2005 e 2011, o Prof. Luís Lima Lobo, do Hospital Veterinário do Porto, investigou esta doença no Cão da Serra da Estrela como tema do seu Doutoramento: "Cardiomiopatia dilatada e perturbações de condução do sistema eléctrico em Cães da Serra da Estrela"

Alterações eletrocardiográficas associadas aos distúrbios de condução e a morte súbita ​no Cão da Serra da Estrela

Caracterização electrocardiográfica de distúrbios de condução cardíaca e morte súbita em Cães da Serra da Estrela, dissertação de Mestrado do Dr. Gonçalo Nuno Petrucci Maurício, Universidade Lusófona, 2014:

Valores hematológicos no Cão da Serra da Estrela

"O hemograma no cão e contribuição para a sua caracterização no Cão da Serra da Estrela, variedade de pêlo comprido.", dissertação de Mestrado da Dra. Filipa Gomes Pedro Leitão de Aguiar, Universidade Lusófona, 2010.

Raças portuguesas de cães de gado

"As raças portuguesas de cães de gado e de pastoreio - aspectos biológicos e comportamentais", dissertação de Mestrado em Produção Animal pela Dra. Carla Cruz, Faculdade de Medicina Veterinária/ Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa, 2007.

1 / 1

Please reload

Cardiomiopatia dilatada
bottom of page